Maria Eugénia – Histórias e Poesias que Iluminam Vidas

 

Maria Eugénia – Histórias e Poesias que Iluminam Vidas

Maria Eugénia, aos seus animados 80 anos, é uma verdadeira inspiração! Antiga bibliotecária, ela é um poço de sabedoria que encanta não apenas seus cinco filhos (três homens e duas mulheres), mas também todos ao seu redor. Morando em Lisboa com sua irmã mais nova, uma professora de história, Maria Eugénia tem o dom de transformar conversas e memórias em verdadeiras aventuras. Hoje, ela nos traz um relato cheio de curiosidades sobre a Guerra da Restauração e nos presenteia com sua mais recente poesia. Vamos mergulhar nessa riqueza de conteúdo?

Maria sempre foi fascinada por livros, e seu último mergulho literário a levou a explorar os trechos históricos da Guerra da Restauração (1640-1668). Essa foi uma época marcante para Portugal, quando o país se libertou do domínio espanhol após décadas de união ibérica. Com entusiasmo, Maria descreve eventos ilustrativos, como a coragem dos líderes portugueses que arquitetaram a Revolução de 1º de dezembro de 1640. “Foi um momento de resiliência nacional, onde a determinação falou mais alto!” exclama, e logo engrena uma conversa rica em detalhes, cuja paixão pela história torna tudo ainda mais envolvente.

Uma das suas narrativas preferidas é a famosa batalha das Linhas de Elvas, em 1659, onde os portugueses, em desvantagem numérica, derrotaram as forças espanholas com muita estratégia e bravura. Maria conta, com uma pitada de humor, como imagina os soldados comemorando a vitória: “Devem ter dançado de alegria, mesmo que com botas cheias de poeira!”

Mas não é apenas com a história que Maria nos inspira. O seu hobby preferido, a poesia, é como um bálsamo para a alma. Recentemente, ela escreveu um poema que reflete sua visão otimista e cheia de vida:

"Como folhas ao vento, os anos se vão, mas em cada momento, há um brilho, há emoção. O passado me guia, o presente me encanta, E o futuro? Ah, esse, sempre planta esperança."

Sempre aplaudida pelos amigos e pela família, quando recita seus poemas, Maria diz que a poesia é uma forma de eternizar sentimentos, memórias e sonhos.

Maria Eugénia é a prova de que, aos 80 anos, a vida ainda pode ser cheia de aprendizado, risadas e criatividade. Suas histórias e poemas são como capítulos de um livro vivo, que nos ensina a abraçar cada dia com alegria e curiosidade.

Recolha e adaptação: Albino Monteiro