Manuel dos Reis, o “Fanecas”: Pescador de Histórias e Risos
Manuel dos Reis, o “Fanecas”: Pescador de Histórias e Risos
Manuel dos Reis, ou simplesmente "Fanecas", como é carinhosamente chamado, tem 79 anos e vive numa pequena casa na Fuzeta, de onde observa diariamente a magnífica Ria Formosa. Viúvo há alguns anos, com os filhos vivendo no estrangeiro, Fanecas aprendeu a preencher seus dias com as memórias das águas e com a alegria dos amigos.
Ex-pescador experiente, ele ainda acorda cedo todas as manhãs, não para lançar redes, mas para tomar um café à beira da ria e observar os barcos que partem. Ele gosta de dizer: “Eu já pesquei muito peixe, mas agora pesco histórias, e essas são as melhores!”
Fanecas também é o rei das tardes de cartas com os amigos. No pequeno café do bairro, ele comanda as mesas com piadas e estratégias que só um veterano conhece. Certa vez, um amigo mais jovem comentou: “Fanecas, como é que ganha sempre?” E ele respondeu com um sorriso: “Aprendi a blefar com os peixes – eles sempre achavam que iam escapar!”
Apesar de morar sozinho, ele nunca se sente só. A comunidade o admira por sua alegria contagiante e as histórias fascinantes que conta sobre a vida no mar e os tempos de pescaria. “A Ria Formosa é meu álbum de memórias,” diz ele, emocionado, enquanto aponta o horizonte.
Manuel nos mostra que a vida é feita de momentos simples e que as boas memórias e boas amizades são os maiores tesouros que podemos carregar.
Recolha e adaptação: Albino Monteiro
