Manuel Alegria – O Mestre da Energia e da Natureza

 



Manuel Alegria – O Mestre da Energia e da Natureza

Manuel Alegria, aos seus bem vividos 76 anos, é um símbolo de Tavira, no Algarve. Viúvo há uma década, pai orgulhoso de duas filhas e avô de três netos que são o seu maior tesouro, Manuel vive numa encantadora casa rodeada por um jardim que ele mesmo cuida com paixão. Ele é um homem de muitas histórias, principalmente das suas décadas como eletricista, profissão que, além de lhe trazer sustento, encheu sua vida de episódios caricatos e aventuras inesquecíveis. Vamos conhecer mais sobre ele?

A Família Alegria – Amor que ilumina tudo

Manuel teve um casamento feliz com Matilde, sua grande companheira, que ele dizia ser “a luz que iluminava a casa.” Hoje, ele vive com a filha mais velha, Sofia, que o ajuda no dia-a-dia, enquanto a filha mais nova, Mariana, mora em Lisboa com seus três filhos. “O brilho dos meus netos é melhor do que qualquer lâmpada,” diz Manuel, rindo. As visitas frequentes da família tornam sua casa sempre cheia de alegria e risos.

A Vida como Eletricista – Histórias Caricatas

Trabalhar como eletricista em Tavira trouxe a Manuel momentos inesquecíveis, alguns até dignos de cinema. Aqui estão três dos mais marcantes:

A lâmpada do “fantasma”

Certa vez, Manuel foi chamado para consertar uma lâmpada que acendia e apagava sozinha. O cliente estava convencido de que era obra de um fantasma! Manuel, com toda a sua paciência, investigou e descobriu que o interruptor estava com defeito. Brincou dizendo: “Aqui não tem fantasma, só um interruptor assombrado!” O cliente ficou aliviado, mas Manuel nunca esqueceu o caso.

O rato elétrico

Num dia comum, Manuel foi chamado para resolver um curto-circuito numa casa. Após abrir a caixa de fusíveis, descobriu que um rato havia entrado e mordido alguns fios. Ele comentou com humor: “Parece que temos um rato eletricista que não seguiu as regras de segurança!” Depois de resolver o problema, ganhou fama na vizinhança como o “caçador de ratos elétricos.”

O chuveiro “explosivo”

Manuel lembra da vez em que foi chamado para consertar um chuveiro que fazia barulhos estranhos. Ao ligar o aparelho, ele soltou uma leve explosão de água e vapor! Depois de desligar tudo, Manuel brincou com o dono da casa: “Esse chuveiro quer transformar o banheiro numa sauna!” Foi uma risada garantida.

Hobby de Jardinagem – Um refúgio verde

Após se aposentar, Manuel dedicou-se à jardinagem, criando um jardim digno de admiração. Ele diz que cuidar das plantas é como cuidar da vida: “A gente planta amor e vê flores crescerem.” Seu jardim é cheio de flores coloridas, ervas aromáticas e até algumas árvores frutíferas, que ele carinhosamente cuida todos os dias. Ele gosta de compartilhar os frutos com os amigos e vizinhos, dizendo que “um pouco de natureza aproxima as pessoas.”

Manuel é apaixonado por conversas ao ar livre. Muitas vezes, amigos aparecem para uma visita e acabam ajudando no jardim. “É um trabalho coletivo – e sempre rende boas histórias,” conta ele, sorrindo.

O Presente – Memórias e Alegria

Hoje, Manuel passa suas manhãs no jardim e suas tardes no café local, onde conversa sobre futebol, as aventuras da juventude e os episódios hilários da sua vida de eletricista. Para ele, a vida é como um bom circuito: às vezes dá curto, mas sempre tem solução. Manuel acredita que o segredo para uma vida feliz é rir muito, amar intensamente e cuidar das pequenas coisas que nos fazem sorrir.

Recolha e Adaptação: Albino Monteiro