A Vida Inspiradora de Antero Silva

 

A Vida Inspiradora de Antero Silva

Antero Silva, aos 78 anos, é a prova viva de que trabalhar com paixão transforma qualquer ofício em uma verdadeira arte. Com uma chave de canos numa mão e um maçarico na outra, Antero dedicou a vida a tudo relacionado à canalização: desde sistemas de água e gás até águas residuais. E diga-se de passagem, ele fazia isso com muito orgulho e dedicação.

A sua jornada começou cedo, aprendendo o ofício como ajudante de um vizinho canalizador. Rapidamente, dominou a arte e estabeleceu-se por conta própria. Teve uma breve passagem como empregado de manutenção numa fábrica, mas o ambiente não era para ele. "Gosto do inesperado, de falar com os clientes e resolver problemas diferentes todos os dias", ele diz com um brilho nos olhos.

Ah, as histórias! De situações caricatas ele tem de sobra. Como aquela vez em que encontrou um verdadeiro "tesouro" numa sanita: brinquedos, telemóveis e até... uma dentadura! Ou os clientes "ajudantes", bem-intencionados mas que acabavam segurando a ferramenta errada ou sugerindo ideias mirabolantes que testavam a paciência de qualquer profissional. Com seu humor peculiar, Antero garante que cada desafio era sempre uma nova aventura.

Fora do âmbito profissional, Antero encontra serenidade ao lado de sua esposa Maria Eulália, 11 anos mais nova, que é sua parceira nos dias mais difíceis. Juntos, adoram ir à praça observar as crianças brincando, relembrando o quanto as pequenas alegrias da vida fazem tudo valer a pena.

Hoje, já longe das canalizações diárias, Antero continua a inspirar com suas histórias, seu entusiasmo e a certeza de que fazer o que se ama é a chave para uma vida bem vivida. Para ele, cada tubagem era uma oportunidade de conectar mais do que canos: era a chance de conectar pessoas e soluções.

Recolha e adaptação: Albino Monteiro